Rebeldes - imagem distorcida da realidade

 A Rede Record de televisão exibiu em uma novela para o público adolescente chamada “Rebelde” cenas deturpadas do RPG, e com o claro objetivo de passar ao seu público uma imagem distorcida da realidade alterou significativamente a realidade dos jogos de RPG. O Role-Playing Game (RPG) é foco de estudos científicos e existem diversas pesquisas que apontam os inúmeros benefícios do jogo para o desenvolvimento de esferas de conhecimento mesmo quando praticados pura e simplesmente como lazer. Sendo assim, cabe a nós jogadores de RPG, comunidade acadêmica, pais, professores, pessoas esclarecidas em geral que entendem de fato do que se trata o RPG REPUDIAR a veiculação de cenas tão distorcidas da realidade capazes de criar muito mais danos do que benefícios a sociedade. O público alvo da novela, crianças e adolescentes podem acreditar que aquilo que é mostrado na novela é um jogo de RPG, levando-os à praticar algo muito diferente do que realmente o é. Seguem algumas das distorções apresentadas: 


 1-) Na novela o jogo acontece o tempo todo, não existe separação entre o real e a fantasia. Quando se joga RPG de verdade se joga por um determinado tempo e num determinado espaço, toda criança sabe quando está brincando ou não. Esta é a uma das principais premissas do RPG.

2-) Novamente na novela o GM (Game Master), Mestre de Jogo ou Narrador aparece como um soberano que dita ordens e estas devem ser cumpridas sem questionamento algum. Na verdade quando se joga RPG o GM é um mediador que atua nas regras do jogo para resolver disputas e conduzir a trama do jogo, não se trata de um ditador absoluto com poderes ilimitados como é retratado. A trama é construída em conjunto, com regras claras e dispostas nos livros de RPG ou previamente combinadas entre todos os jogadores.

 3-) Um dos pontos mais graves na novela, a primeira "missão" dada pelo GM para os jogadores é sair na rua e assustar a primeira pessoa que passar, um absurdo. RPG não tem nada disso e não envolve não jogadores no jogo. Os participantes tem a clara noção de que o jogo se passa num universo imaginário e não numa mistura entre realidade e fantasia. Muito menos envolvendo pessoas alheias ao jogo com comportamentos de gosto tão duvidoso. 

4-) Na novela está sendo retratado um jogo de vampiros, novamente outro estereótipo negativo, o jogo de RPG não acontece apenas com temas como vampiros, lobisomens ou criaturas sobrenaturais, existem muitos jogos ambientados em cenários históricos ricos em referências culturais e conhecimentos gerais. A mídia insiste em retratar apenas como um jogo onde os participantes vestem capas pretas, dentes de vampiros e saem por aí assustando pessoas. Estas são algumas das distorções claramente identificadas, desta forma vamos recolher o máximo de assinaturas possíveis para uma ação de REPÚDIO a estas cenas de gosto duvidoso que causam muito mais danos que benefícios, tratando o espectador, em suas grandes maiorias adolescentes, como marionetes acéfalas. Queremos um basta a esse tipo de mídia irresponsável e tendenciosa, um basta à ignorância em tempos de acesso a informação e esclarecimento. Que as autoridades tomem providências contra esse tipo de posicionamento altamente prejudicial a infância e adolescência em nosso país, invertendo claramente a realidade para propósitos mesquinhos como aumento da audiência ou desinformação. Assim convidamos a todos que apoiam este movimento, que expressem seu posicionamento e o repúdio ao acontecido! Assina Mateus de Souza Rocha um jogador de RPG, pesquisador e professor universitário e todas as pessoas, associações e movimentos que concordam com estas palavras assinadas abaixo.

Os signatários Clique aqui e assine o abaixo-assinado, vamos mostrar as pessoas o que Realmente é o RPG, E não o que se passa nessa "Novelinha" Comentem esse post, Divulguem no Face, Repassem esse link para todos os RPGistas, Muitos blogs e sites já aderiram a essa campanha, Vamos passar essa mensagem a frente.

Comentários